Entenda por que o quadro “O Quarto Estado” representa a filosofia do Sindbast

O quadro “O Quarto Estado”, de Giuseppe Pelliza da Volpedo, de certa maneira sintetiza o nosso sindicato.

O quadro foi feito aos poucos, sendo construído com paciência e determinação. Vários ensaios foram elaborados antes da conclusão. O Sindbast também. Começamos como uma associação de funcionários até chegarmos ao nosso sindicato. Foram muitas lutas, muitos enfrentamentos nos quais mobilizamos corações e mentes para construirmos, juntos, um sindicato vitorioso. Aqui, neste site, você encontrará a nossa história e nosso presente.

Um sindicato não pode ficar parado. Deve caminhar para frente, com determinação, unido pela solidariedade dos companheiros. Como diz o poeta espanhol Antonio Maceo, “caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao andar”. Os trabalhadores do quadro transmitem essa ideia que, para nós, é um ideal que nos inspira e nos impulsiona em direção ao futuro que se faz sempre presente em nossa prática.

Avante, companheiros!