CODASP Recupera Estradas Rurais de Terra de Todo o Estado

Programa Melhor Caminho repara estradas vicinais e conserva o solo

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) é uma empresa pública de engenharia dedicada à recuperação de estradas rurais de terra e conservação do solo e da água. Seu trabalho é fundamental para a população e para sustentabilidade do campo, pois garante o escoamento da produção agrícola, a estabilização de erosões e a redução do assoreamento nos municípios paulistas.

Prestes a completar 91 anos, a Codasp atua principalmente por meio do programa Melhor Caminho, criado em
1997. Muito requisitado, esse trabalho possibilita não apenas regularizar o leito das estradas, mas também conservar o solo. A tecnologia desenvolvida pelos técnicos da empresa permite que as águas das chuvas sejam direcionadas para a recarga do lençol freático. Impede ainda que enxurradas levem grandes quantidades de terras para assorear e poluir rios, córregos e nascentes.

O programa tem entre seus clientes as prefeituras municipais, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, a Secretaria da Justiça e Cidadania e a Secretaria do Meio Ambiente. A iniciativa já recuperou quase 13.000 quilômetros de estradas rurais de terra em todo o Estado de São Paulo.

Cidadania para os moradores rurais, diminuição do êxodo, fortalecimento do agronegócio local, segurança no
trânsito e valorização das terras próximas a estradas são benefícios diretamente relacionados aos projetos executados pela Codasp.

Competência técnica – Referência em serviços de qualidade e composta por uma equipe reconhecida pela alta competência técnica, a Codasp foi eleita duas vezes a melhor empresa na categoria Desenvolvimento Agropecuário, sendo a única do Estado a obter esse título. Vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento até o final de 2018, possui sede em São Paulo (capital) e quatro unidades regionais.

A companhia é requisitada também para atendimentos emergenciais, como o realizado em São Luiz do Paraitinga, em 2010, quando a cidade foi atingida por fortes enchentes.

Leia mais no Informativo FRENTE SINDICAL CONTRA O PL 1/2019