Um 1º de Maio para a história

Hoje é um dia especial para todos trabalhadores. Ficou para sempre na nossa memória aquele 1º de Maio de 1886 quando começaram os protestos com greves e explosões por melhores condições de trabalho e jornada de 8 horas no mesmo dia em que as empresas iniciavam seu ano contábil. No ano seguinte, em 11 de novembro, haveria a primeira Black Friday, assim chamada devido ao enforcamento de vários daqueles manifestantes.
O mundo do trabalho nunca mais foi o mesmo, mas as nossas lutas nunca terminaram. A busca por condições dignas continuaram e outras batalhas se juntaram a essa. As guerras, as doenças, a tecnologia, tudo isso que atinge fortemente os trabalhadores transformou e transforma continuamente a nossa condição.
Assim, hoje saudamos principalmente três tipos de trabalhadores: aqueles que podem ficar em casa, aqueles que estão na linha de frente porque não podem parar e, não podemos nos esquecer, aqueles que estão desempregados há tanto tempo e passam por dificuldades tremendas para colocar o sagrado pão de cada dia na mesa de sua família, produto de décadas de políticas econômicas ruinosas, desastrosas que produziram crianças sem escola, sem amparo e produziu também tanta violência, resultado da absurda desigualdade que persiste em nosso país.
Depois das reformas da previdência e do trabalho que atingiram fortemente os trabalhadores, e somado a isso o quadro pandêmico que hoje enfrentamos, podemos dizer que a situação é trágica para nós, mas essa situação só nos dá mais força para perseverar com fé e esperança que tudo isso pode mudar e mudará com a nossa luta se abandonarmos as mesquinharias, os egoísmos e tornarmo-nos mais solidários.
Tenho certeza que venceremos e rumaremos para dias melhores.
Como diz Ivan Lins: “Desesperar jamais, aprendemos muito nestes anos. (…) Nada de correr da raia, nada de morrer na praia”.
Feliz dia do Trabalho a todos!

Enilson Simões de Moura – Alemão
Vice-Presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores – UGT
Presidente do Sindbast

Comentários estão fechados.