História

A história do Sindbast sempre foi marcada pela luta incansável em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores. Suas conquistas mudaram significativamente a qualidade de vida de seus representados e transformaram indivíduos em cidadãos.

Tudo começou com a articulação dos membros da Aproesa, associação de funcionários da Ceagesp, sob o comando do líder sindical Enilson Simões de Moura, o Alemão. Em 29 de outubro de 1986, eles conseguiram a obtenção da carta sindical, que tornava a entidade em Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sindbast), ou seja, um órgão legítimo de representação dos trabalhadores.

Com a chegada do Sindicato, muitos funcionários da companhia se uniram em torno do mesmo, apoiando suas iniciativas em defesa de interesses coletivos.

Porém, mesmo após sua legalização, algumas empresas e cooperativas não aceitavam a representação do Sindbast. Diante disso, o Sindicato travou uma longa batalha até o Supremo Tribunal Federal e, em 25 de agosto de 1992, conseguiu uma decisão favorável e histórica, sendo o único sindicato representante de uma categoria reconhecida pelo STF.

Com o passar dos anos, os trabalhadores começaram a obter grandes vantagens e, com greves sempre favoráveis, passam a contar com diversos benefícios. Um marco na história do Sindicato foi a reintegração de todos os trabalhadores demitidos durante a maior greve da categoria, ocorrida em dezembro de 1988.

Outra conquista importante foi o pagamento retroativo a cinco anos da insalubridade aos trabalhadores da Codasp, iniciada em outubro de 1999, e da Ceagesp, iniciada em junho de 2004.

Há ainda outra belíssima vitória judicial conquistada em janeiro de 2007, contra as perdas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ocasionadas pelo plano Collor.

Importante lembrar também que os trabalhadores da Codasp, no começo do governo Covas, sofreram com a ameaça de fechamento da estatal e da perda de seus empregos. Felizmente, ela não foi privatizada, mas reorganizada com auxílio do Sindicato, preservando os empregos.

Em 2010, mais uma vitória histórica: após 20 anos de luta, o Sindbast conquistou na Justiça boa parte dos direitos de ex-empregados da Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), representados pela entidade numa complexa ação trabalhista.

Além das conquistas econômicas e sindicais, o Sindbast sempre envolveu seus representados em grandes causas sociais e humanitárias, como a transposição do Rio São Francisco, campanhas de solidariedade às populações nordestinas, participação em eventos pela paz e lutas pela defesa da mulher, das crianças e de minorias, etc.