Extrato Semestral ou Anual INSS

Os beneficiários de complementações de aposentadorias e pensões devem solicitar periodicamente o comprovante chamado “Relação Detalhada de Créditos”, já que os valores do INSS sofrem alteração em janeiro ou fevereiro ou no mês de aniversário.

Para solicitar o comprovante existem duas formas:

• PESSOALMENTE – ir diretamente nas agências do INSS e solicitar o comprovante. Algumas agências oferecem extrato relativo aos últimos seis meses; outras apresentam o extrato dos últimos doze meses. Para requisitar o documento, é necessário apresentar os documentos pessoais e número do benefício. Um procurador também pode fazer a consulta desde que apresente a procuração (modelo disponível no site do INSS), devidamente preenchida e assinada, com firma reconhecida, além da cópia autenticada do RG e CPF.
  • INTERNET – através do site meu.inss.gov.br o segurado pode emitir o documento, de forma simples e rápida. Através de um cadastro no novo site criado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, é possível fazer a consulta ao extrato de contribuições, pagamentos de benefícios do INSS, informações sobre tempo de aposentadoria, além de outros serviços on-line de forma gratuita.

Consulta do Extrato INSS e de Pagamento de Benefícios pela Internet – PASSO A PASSO

Cadastro

Antes da consulta do Extrato INSS e de Pagamento de Benefícios é necessário fazer o cadastro no site de serviços do INSS: https://meu.inss.gov.br/

Clique em “Entrar” e depois em “Login”:

Em seguida, preencha seu CPF e senha no formulário (caso já seja cadastrado) ou faça seu cadastro.

Após clicar em “Cadastre-se”, você terá acesso a mais um formulário:

Depois de preencher os dados, clique na opção “Não sou um robô” e depois em “Próximo”.

Se os dados estiverem corretos, você será levado até a próxima página. Caso contrário, deverá revisar os dados em busca de possíveis erros. Se não existirem possíveis erros, será necessário se dirigir a uma agência da Previdência Social.

Verificação dos dados pelo INSS

Após o preenchimento do cadastro será realizada uma verificação de dados através de perguntas pessoais sobre o segurado, com o intuito de confirmação de identidade e veracidade das informações. Veja algumas perguntas que podem ser feitas:

• informações sobre empresas em que já trabalhou
  • tipo de benefício recebido
  • ano de admissão do último emprego
  • último ano de contribuição
  • pagamento de Benefício cancelado nos últimos anos
  • última contribuição feita à Previdência Social e valor do salário correspondente

Após responder todas as perguntas corretamente, o cadastro será finalizado e uma senha inicial aleatória será gerada no primeiro acesso. Anote-a em local seguro e facilite o acesso ao extrato de pagamentos do INSS e dos benefícios.

Primeiro acesso e alteração de senha provisória

Inicie o acesso clicando em “Meu INSS”.

Na próxima página, clique em “Login”, à direita.

Em seguida, informe o CPF e a senha de acesso que foi gerada no passo anterior. Marque a opção “Não sou robô” e clique em “Entrar”.

Se o login foi feito sem problemas, será preciso gerar um nova senha pessoal, pois a primeira é provisória e já terá expirado.

Na tela, informe primeiramente a senha inicial provisória e em seguida uma nova senha, de sua escolha.

Sua senha deve conter no mínimo 9 caracteres e possuir letra maiúscula, letra minúscula, número e, pelo menos, um caractere especial. Ex: Bn1234587*.

Evite senha fáceis como números e letras repetidas.

Lembre-se que a sua senha é de uso pessoal e intransferível e não deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome.

Clique no link “Por favor, clique aqui para continuar.”

Será novamente preciso efetuar um novo login: informe o número de CPF e a nova senha cadastrada.

Feito todo o procedimento, o cadastro está finalizado e já será possível ter acesso aos serviços do Meu INSS, como Extrato de Pagamento de Benefícios, Consulta de Contribuições, entre outros.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o cadastro ou consulta do Extrato de Pagamento do INSS, assista ao vídeo tutorial abaixo:

Depois de todo o processo de cadastro on-line no Meu INSS, faça o login e acesse a central de serviços. Á direita, no menu, você terá acesso à Consulta do Extrato do Pagamento de Benefícios da Previdência.

Tela de Extrato de Benefício Previdenciário

Clique em “Histórico de Crédito de Benefício” e faça a consulta de quais são os benefícios pagos de acordo com cadastro. A consulta permite visualizar dados do pagamento do benefício, valores recebidos a título previdenciário, descrição do benefício, créditos, débitos e outras informações importantes.

O relatório mostra também todas informações sobre o valor do benefício, valor do décimo terceiro (caso faça parte do benefício), Imposto de Renda cobrado, competência, período de pagamento e número do benefício.

É possível também consultar outras datas de pagamentos dos benéficos, escolha um novo período no menu superior.

Faça a impressão do relatório, clicando em “Imprimir”.

O Extrato (semestral ou anual) é necessário sempre que houver aumento do salário mínimo ou revisão efetuada pelo INSS (alteração administrativa ou judicial).

Somente com a “Relação Detalhada de Créditos” a Secretaria da Fazenda poderá calcular corretamente o valor da complementação.

O documento deverá ser entregue na sede do Sindbast, aos cuidados do diretor Waltinho, que encaminhará o mesmo para a Secretaria da Fazenda.

Se o beneficiário preferir, poderá entregar o extrato do INSS diretamente na Secretaria da Fazenda, no DSD/15, av. Rangel Pestana, 300 – 13º Andar – Centro São Paulo/ SP.

Para mais informações:

Secretaria da Fazenda: 0800-171110

Sindbast: (11) 3837-9877 / (11) 3643-4330, falar com Josecleide, Sabrina ou Walter. Se preferir, envie um e-mail para recepcao@sindbast.org.br.