Aos trabalhadores da Ceagesp

O Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo (Sindbast) é representante dos trabalhadores da Ceagesp, Codasp, e Ceasa de Campinas e, por força de ato do Supremo Tribunal Federal, também dos trabalhadores dos boxes, exatamente estes os que mais sofrem com o que chamam de “inadequadas condições de trabalho” na atual configuração espacial da empresa.

Diariamente chegam até nós denuncias sobre as precárias condições de trabalho como congestionamentos, poluição, que levam ao estresse entre outras doenças relacionadas ao mundo do trabalho, culminando, inclusive, com acidentes fatais.

Atividades, nem sempre legais, campeiam no entreposto e alimentam uma rede de corrupção que passa pela comercialização ilegal de boxes que precisam ser devidamente apuradas e coibidas. Convivemos com a degradação política e administrativa que prejudica toda sociedade, sobretudo os que aqui trabalham. Isso é inaceitável.

Tais condições, denunciadas pelos próprios trabalhadores dos boxes, nos levam a tomar a atitude de sim, apoiar a mudança da Ceagesp para que eles, os grandes prejudicados por essa precariedade, possam ter melhores condições de trabalho, maior geração de renda e ainda o aumento dos postos de trabalho, interesses maiores deste sindicato.

Os empregados da Ceagesp conhecem nosso trabalho e nossa missão. Desde a tentativa de privatização da Empresa no governo Mário Covas, tomamos todas as medidas cabíveis para garantir os postos de trabalho com qualidade. Naquela ocasião, tivemos sucesso como temos confiança que continuaremos tendo com um pensamento só: “nenhum direito a menos!”.

Temos responsabilidade com os trabalhadores e com a sociedade. Não podemos assistir ao esgotamento físico da Ceagesp inertes. Devemos ser sujeitos da história. Ela será feita com ou sem nós. Que estejamos preparados para enfrentar os desafios que se aproximam com confiança no futuro e sem medo das inovações.

É sempre importante lembrar que o memorando de intenções sobre a mudança da Ceagesp foi de iniciativa do ex-prefeito Fernando Haddad, que o assinou juntamente com a ex-presidente Dilma e com a ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu. Para a assinatura desse protocolo, em nenhum momento a sociedade civil foi ouvida.

A Diretoria